sexta-feira, 28 de setembro de 2012


           28 De Setembro Dia Nacional do Idoso


O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, com o intuito de refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil conhecido como país de jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo.

Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade.

Sabemos que esse preconceito vem sendo mudado e trabalhado a cada dia com o desenvolvimento da mentalidade e compreensão humana, pois vemos que os idosos de hoje, não são aqueles mesmo idosos que conhecíamos. Hoje eles tem festas especializadas para a "melhor idade", fazem cursos e faculdades, trabalham cada dia mais e estão entrando no mundo digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário